Lâmpadas LED

Na maioria dos casos, as lâmpadas incandescentes e as de halogéneo podem ser directamente substituídas por lâmpadas LED. Para facilitar a escolha do modelo a comprar ou substituir, esta categoria inclui lâmpadas:

- Clássicas;

- Reflectoras 12V;

- Reflectoras 220-240V;

- Vela;

- T5;

- T8.

As informações apresentadas foram recolhidas nos sites, catálogos ou fornecidos directamente pelas respectivas marcas.

Critérios de Selecção

As lâmpadas LED apresentadas nas tabelas respeitam os seguintes critérios de selecção mínimos:


Classe energética

Eficácia luminosa

Tempo de vida

Ciclos ligar/desligar

Clássicas

Especiais

A+

80 lm/W

20.000 h

50.000

Reflectoras

A+

80 lm/W

20.000 h

40.000

Vela

A+

70 lm/W

20.000 h

50.000

T5

T8

A+

130 lm/W

50.000 h

-

Outro requisito para fazer parte desta lista é a concordância com a Directiva 2011/65UE, conhecida por Directiva RoHS, que prevê a aplicação de medidas de restrição relativa à utilização de determinadas substâncias perigosas em equipamentos eléctricos e electrónicos.

Parâmetros

Na tabela Topten.pt são apresentados os parâmetros considerados nesta classificação, bem como outros parâmetros relevantes para a escolha das lâmpadas a adquirir pelo consumidor. Os modelos são ordenados hierarquicamente na tabela de acordo com a eficiência luminosa. Porém, podem ser ordenados em função de outros parâmetros.

Marca e modelo – As marcas têm uma ligação electrónica para o respectivo site.

Custos de electricidade (euros em 15 anos) – O custo de electricidade é calculado considerando o consumo de energia por 1000 h e a estimativa da evolução da tarifa eléctrica nos próximos 15 anos, tendo como base o seu comportamento nos últimos 16 anos.

Potência (W) – Consumo de energia eléctrica em Watts (W).

Potência equivalente de substituição (Watt) - As lâmpadas LED’s apresentam potências mais baixas que as lâmpadas incandescentes e de halogéneo, para o mesmo nível de luminosidade. Este parâmetro ajuda o consumidor a escolher a potência adequada para a substituição de lâmpadas convencionais por LED’s.

Fluxo Luminoso (lm) - Indica o poder radiativo emitido por uma fonte luminosa, em todas as direcções. A unidade de fluxo luminoso é o lúmen (lm).

Eficácia Luminosa (lm/W) - Indica a eficiência com a qual a potência eléctrica consumida é convertida em luz.

Ângulo de abertura (º) – Quanto maior o ângulo de abertura de uma lâmpada menor a quantidade de luz por unidade de área.

Índice de Restituição Cromática (IRC) - representa a proximidade (IRC elevado) ou afastamento (IRC baixo) entre as cores observadas dos objectos iluminados com determinada lâmpada e iluminados com luz natural. A partir de um IRC igual a 80, inclusive, a proximidade é muito boa.

Classe de eficiência energética - De acordo com o Regulamento Delegado (UE) nº874/2012, referente à rotulagem energética das lâmpadas eléctricas e luminárias, as lâmpadas são classificadas, de acordo com a sua eficiência energética, de A++ (muito eficiente) até E (ineficiente).

Tipo de casquilho - Casquilho de rosca (E27) – diâmetro de 27mm (grande); Casquilho de rosca (E14) – diâmetro de 14mm (pequeno); Casquilho de pinos (GU10) – distância entre pinos de 10mm; Casquilho de pinos (GX53) – distância entre pinos de 53mm; Casquilho de pinos (GU5.3) – distância entre pinos de 5.3mm; Casquilho de pinos (G4) – distância entre pinos de 4mm.

Comprimento (mm) - O comprimento de uma lâmpada fluorescente compacta (LFC), incluindo a base, pode ser bastante maior comparando com as lâmpadas incandescentes, o mesmo já não acontece com os LED’s. Antes de ser feita uma substituição deve ser medido o espaço disponível para a lâmpada. No entanto, no mercado já existem lâmpadas LFC de tamanhos reduzidos, mais próximos das lâmpadas incandescentes.

Diâmetro (mm) - O diâmetro máximo de uma lâmpada LED não é normalmente maior que o de uma lâmpada incandescente comparável.

Temperatura de Cor (Kelvin) - A cor aparente da luz de uma lâmpada pode ser definida como a sua Temperatura de Cor. Existem três grupos gerais de cores: Branco quente (< 3500K), branco neutro (3500 K - 5000 K) e brancos frios (> 5000 K).

Tempo de Vida Médio (h) - O tempo de vida médio da lâmpada, em horas, tem que ser indicado em concordância com a etiqueta energética. Na iluminação do sector doméstico considera-se que um ano corresponde a 1000 horas de utilização.

Ciclo (Ligar/Desligar) – Quanto maior for o número de ciclos, maior o número de vezes que a lâmpada pode ser ligada e desligada. Segundo o Regulamento (CE) Nº 244/2009, um ciclo Ligar/Desligar corresponde a um período de 1 minuto de lâmpada ligada e a 3 minutos desligada.

Regulável – Este parâmetro indica se a lâmpada pode ser utilizada com reóstato, variando a intensidade luminosa. Leia as instruções do fabricante.

Informação adicional

Comissão Europeia: Regulamento (CE) nº244/2009, de 18 de Março de 2009

Comissão Europeia: Regulamento Delegado (UE) nº 874/2012, de 12 de Julho de 2012

Comissão Europeia: Regulamento (UE) nº 1194/2012 de 12 de Dezembro de 2012

Comissão Europeia: Directiva 2011/65/EU de 8 de Julho de 2011

A disponibilidade no país de cada tipo e modelo de lâmpada depende da marca. As lâmpadas apresentadas podem ser adquiridas no comércio especializado na área, em super e hipermercados e vendas na internet.

O Topten.pt convida os produtores e retalhistas a divulgar novos produtos que possam estar de acordo com os critérios de selecção Topten, ou a fazer alguma sugestão através do e-mail [email protected].


08/2018 Quercus

Produtos em destaque