Sobre nós


Estar bem informado antes da compra

A consulta da ferramenta Topten.pt – um projeto gerido pela Quercus que conta já com mais de 10 anos de existência – permite conhecer os modelos do mercado nacional, num total de 14 categorias*, com melhor performance em termos de consumo energético, ponderando também outros critérios de desempenho.

A atualização periódica dos rankings Topten permite dar a conhecer os modelos recentemente lançados no mercado pelos fabricantes, acompanhando o avanço da tecnologia, em consonância com a crescente exigência dos regulamentos europeus.

O consumidor dispõe de informação relevante para uma compra bem informada, nomeadamente a eletricidade e água (quando aplicável) que os aparelhos vão consumir e gastar ao longo do seu tempo de vida útil. É ainda possível, em qualquer categoria, fazer a comparação com um modelo menos eficiente, de modo a poder quantificar o potencial de poupança por investir num modelo equivalente de maior eficiência.

Além da consulta da ferramenta online, o projeto conta também com o Selo ‘Líderes em eficiência energética’, que pode ser encontrado nas lojas físicas e online, bem como nos sites das marcas. É importante referir que algumas lojas de venda online ainda não apresentam a etiqueta energética, um elemento obrigatório segundo as normas em vigor.


Como são selecionados os produtos Topten?

Os rankings do Topten estão em constante atualização, sendo a seleção dos modelos feita a partir de um processo transparente e independente. São recolhidos dados dos modelos nos websites e catálogos dos fabricantes, complementados através da troca direta de informações com os mesmos.

Os critérios aplicados são definidos a nível europeu, com base científica e legislativa, estando também disponíveis para consulta no portal. A partir dessa base, são escolhidos os melhores modelos à venda em Portugal para cada categoria, cujos dados são, sempre que possível, confirmados pelas respetivas marcas.

O Topten.pt está inserido no projecto Topten Act, financiado pelo Programa-Quadro de Investigação e Inovação - H2020 da União Europeia (subvenção nº 649647) e, reúne 17 parceiros de 16 países.


Aviso legal da Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas (EASME)

Os conteúdos deste portal são da inteira responsabilidade dos seus autores. Estes não refletem necessariamente a opinião União Europeia. Nem a EASME, nem a Comissão Europeia, nem os parceiros deste projeto são responsáveis pelo uso que possa ser dado à informação aqui apresentada.


* Aparelhos de ar condicionado; aspiradores; automóveis; congeladores e arcas; frigoríficos; fornos; impressoras; lâmpadas; monitores; máquinas de café; máquinas de lavar loiça; máquinas de lavar loiça; refrigeração profissional e televisores.