Metodologia
Na listagem são enumerados os modelos de aparelhos de fornos eléctricos, energeticamente mais eficientes, disponíveis no mercado português. São excluídos os aparelhos que ofereçam uma função de aquecimento por microondas, fornos portáteis e fornos pequenos (com largura e profundidade inferiores a 250 mm ou altura inferior a 120 mm). Os equipamentos apresentados são todos de classe de eficiência energética A+, classe de eficiência no modo convencional A+ ou A e classe de eficiência no modo ventilado A+ ou A. Devido ao elevado consumo energético, não foram considerados os modelos com limpeza pirolítica.
Desde 1 de Janeiro de 2015 os modelos de fornos, eléctricos e a gás, colocados no mercado são obrigados a apresentarem a nova etiqueta energética, como aplicação do Regulamento Delegado (UE) nº 65/2014. No entanto os modelos eléctricos anteriormente colocados no mercado, e que portanto apresentam ainda a antiga etiqueta energética, podem ser vendidos sem data limite.
Fontes de informação
Os dados técnicos dos electrodomésticos presentes nas categorias foram cedidos pelas marcas e recolhidos nos seus sites (informação em concordância com o sistema europeu de rotulagem energética).
Ordem de apresentação
Os modelos são apresentados segundo uma ordem crescente índice de eficiência energética (IEE). Esta ordem pode ser no entanto alterada para privilegiar outro parâmetro.
Marca e Modelo
As marcas e os modelos são ordenados hierarquicamente na tabela.
Custo de electricidade (euros em 15 anos)
Custo de electricidade considerando um tempo média de vida útil do aparelho de 15 anos e 100 utilizações anuais do forno, repartidas equitativamente pelo modo convencional e pelo modo de ventilação forçada. Para o cálculo foi estimada a evolução da tarifa eléctrica nos próximos 15 anos, tendo como base o seu comportamento nos últimos 18 anos.
Preço de compra
Este valor corresponde ao preço comunicado pelo fornecedor ou ao preço médio resultante dos valores encontrados nas lojas de venda online, grandes superfícies e outras lojas de venda directa ao público.
Volume útil
Capacidade útil do compartimento, em litros.
A vapor
Este parâmetro indica se o modelo tem a funcionalidade de cozinhar a vapor.
Classe de eficiência energética
A etiqueta energética foi desenvolvida pela União Europeia e define actualmente, para os fornos eléctricos e a gás, uma escala de A+++ (muito eficiente) a D (muito ineficiente).
Índice de eficiência energética
O índice de eficiência energética encontra-se definido no Regulamento Delegado (UE) nº 65/2014 da Comissão, de 1 de Outubro de 2013 e baseia-se no consumo de energia, por ciclo, do modo convencional ou de ventilação forçada, conforme o que for inferior, e no volume do compartimento do forno. Quanto menor o índice apresentado mais eficiente é o modelo. Para a classe A+ o índice tem que ser menor que 82.
Consumo energético
Energia consumida, em kWh por ciclo, para os modos convencional e de ventilação forçada (se disponível).
Informação adicional
Comissão Europeia: Regulamento Delegado (UE) nº 65/2014 de 1 de Outubro de 2013, que complementa a Directiva 2010/30/UE do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito à rotulagem energética dos fornos e exaustores de cozinha domésticos.
Comissão Europeia: Regulamento (UE) nº 66/2014 de 14 de Janeiro de 2014, que dá execução à Directiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita aos requisitos de concepção ecológica para fornos, placas e exaustores de cozinha domésticos.
Guia para o consumidor sobre fornos e exaustores energeticamente eficientes (em inglês).
O Topten.pt convida os produtores e retalhistas a divulgar novos produtos que possam estar de acordo com os critérios de selecção Topten, ou a fazer alguma sugestão através do e-mail [email protected].
05/2020 Quercus