HACKS

HACKS - Soluções e conhecimento especializado em Aquecimento e Arrefecimento

Os objetivos do projeto HACKS - Soluções e conhecimento especializado em Aquecimento e Arrefecimento são: contribuir a transformação do mercado de equipamentos de aquecimento e arrefecimento; impulsionar os consumidores a substituir, nas suas habitações, equipamentos de aquecimento e arrefecimento de ambiente e de aquecimento de água que estejam obsoletos, por outros com elevada eficiência energética; divulgar soluções alternativas, a baixo custo, que diminuam a necessidade de consumo energético, reduzam as faturas e melhorem o conforto e a saúde dos cidadãos europeus. Na UE, quase metade dos edifícios têm caldeiras individuais instaladas antes de 1992, com rendimento igual ou inferior a 60%. Portanto, as poupanças energéticas da sua rápida substituição são significativas.Um consórcio de 17 parceiros pertencentes 15 países, que conta com o apoio financeiro do programa Horizonte 2020, desenvolve as atividades necessárias para alcançar os objetivos propostos.

Após uma fase de avaliação dos agentes de mercado, das políticas em vigor e dos equipamentos mais usados em cada país, os parceiros do HACKS vão implementar, a partir de Abril 2020, campanhas para aumentar a sensibilização sobre os benefícios económicos e ambientais que os produtos e soluções de aquecimento e arrefecimento podem trazer (como sombreamento, termostatos, economizadores de caudal, torneiras e chuveiros eficientes, entre outros).

HACKS mobilizará e ajudará os consumidores no processo de escolha e compra do novo equipamento de Aquecimento e Arrefecimento. Os portais online disponibilizarão ferramentas, FAQ's, informação sobre os produtos com os links diretos para os fabricantes, para além de fornecerem informações para melhorar a situação atual evitando a compra de equipamentos desnecessários e outros conselhos sobre como tirar melhor partido e fazer a manutenção dos atuais equipamentos.

Sendo essencial o envolvimento de influenciadores e multiplicadores que participam no processo de decisão dos consumidores, HACKS estabelecerá parcerias estratégicas para promover e facilitar a compra de aparelhos energeticamente mais eficientes. Especial ênfase será dado aos instaladores, retalhistas e organizações de consumidores, pela sua proximidade com os consumidores e pela sua capacidade de influência e encaminhamento destes no sentido da escolha de equipamentos energeticamente mais eficientes.

Lista dos produtos disponíveis:

Aparelhos de ar condicionado

Monosplit

Multisplit

Ventoinhas
Chão
Mesa

Tecto
Torre

Para questões ou sugestões, contactem-nos através do email topten(at)quercus.pt

O projeto recebeu financiamento do programa da União Europeia Horizonte 2020: pesquisa e inovação ao abrigo do contrato de subvenção nº 845231. O conteúdo deste portal é da inteira responsabilidade dos seus autores. Não reflete necessariamente a opinião UE. Nem a EASME, nem a Comissão Europeia, nem os parceiros deste projeto são responsáveis pelo uso que possa ser dado à informação aqui apresentada.