Automóveis

Metodologia

Considerando o desempenho ambiental dos diversos motores de combustão existentes em Portugal, o projecto Topten apresenta os modelos de automóveis, em seis categorias diferentes, que inclui híbridos, uma categoria apenas de híbridos plug-in e uma outra categoria dedicada aos automóveis eléctricos à venda no mercado nacional.

A classificação é baseada no sistema de cálculo do Índice de poluição desenvolvido pelo Instituto da energia e do ambiente (Institut für Energie - und Umweltforschung - IFEU), em colaboração com o Departamento de ambiente alemão (Bundesumweltamtnas) e usado pela Associação suíça de transporte e ambiente (ATE), juntamente com as congéneres da Alemanha (VCD) e Áustria (VCÖ). Este sistema tem em consideração os impactes da emissão de gases de efeito de estufa, de outros poluentes atmosféricos e das emissões sonoras de cada tipo de veículo, atribuindo um valor ponderado (Eco-ponto) que reflete o seu desempenho ambiental.

Foram também consultados os sites dos diversos produtores de automóveis comercializados em Portugal e alguns sites especializados.

Ranking

A ordem dos modelos é estabelecida de acordo com a Eco-Avaliação calculada. Um valor de Eco-Avaliação mais elevado representa um melhor desempenho ambiental. No entanto esta ordem de apresentação pode ser alterada, conforme o parâmetro que se quer dar relevância.

Além dos critérios de selecção para o cálculo da posição no ranking Topten (Eco-Avaliação), são apresentadas outras características dos veículos.

Preço do combustível (Euros por 100.000km)

Preço do combustível consumido para realizar 100.000km, considerando o preço do gasóleo por litro de 1,334€ e o preço da gasolina por litro de 1,551€. Estes valores de referência podem obviamente variar conforme os postos de abastecimento utilizados.

Eco-Avaliação

O sistema utilizado na eco-avaliação dos automóveis de passageiros foi desenvolvido pelo Instituto da Energia e Ambiente (IFEU), em Heidelberg (Alemanha), e actualizado em 2009.

Esta é uma análise multi-critérios que permite comparar automóveis de acordo com o impacto que estes têm para o ambiente e saúde, com base em conhecimentos científicos actualizados. Foram definidos quatro tipos de impactes ambientais que contribuem para a determinação ponderada da eco-avaliação de cada modelo:

a) 60% Impacte das emissões de CO2 (efeito de estufa);

b) 20% Impacte das emissões sonoras;

c) 15% Impacte dos poluentes atmosféricos na saúde humana;

d) 5% Impacte sobre a natureza

a) Impacte das emissões de CO2

As emissões de CO2 lançadas por um veículo são contabilizadas de acordo com uma função linear. Para emissões de 60 gCO2/km são atribuídos 10 pontos, enquanto que emissões de 180 gCO2/km são pontuadas com 0.

b) Impacte das emissões sonoras

Analogamente à alínea anterior, a pontuação varia linearmente entre 10 pontos quando o ruído emitido é de 65 dB(A) e 0 quando as emissões são iguais ou superiores a 75 dB(A).

c) Impacte dos poluentes atmosféricos na saúde humana

d) Impacte sobre a natureza

Estes dois impactes são classificados de acordo com a tabela abaixo indicada.

Classe de emissões

PONTOS

c) Impacte dos poluentes atmosféricos

d) Impacte da poluição na natureza

Euro 6 gasolina

9,35

7,6

Euro 6 gasóleo

2,0

-6,0

Euro 6 gasolina Norma 14

7,48

7,6

Euro 6 gasolina Norma 17

9,35

7,6

Avaliação final


A pontuação final (Eco-pontos) é determinada segundo a seguinte fórmula que pondera, de forma diferente, cada um dos impactes considerados:

Eco-pontos = pontos (a) * 0,6 + pontos (b) * 0,2 + pontos (c) * 0,15 + pontos (d) * 0,05

Eco-Estrelas

As eco-estrelas permitem de forma mais rápida e perceptível perceber qual o desempenho ambiental de determinado automóvel. Na eco-avaliação é atribuído um máximo de 5 estrelas aos automóveis que atinjam pelos menos 70 pontos. Esta classificação é feita do seguinte modo:

·70 pontos ou mais – ★★★★★

·Entre 62 e 69,9 pontos – ★★★★

·Entre 56 e 61,9 pontos – ★★★


Na tabela Topten.pt dos automóveis, são apresentados os parâmetros considerados para a eco-avaliação, bem como outras especificações principais destes modelos, que podem ajudar o consumidor na sua escolha:

  • Combustível - Nesta avaliação foram analisados os veículos movidos a gasolina, a gasóleo e combinados com gás natural.
  • Consumo de Combustível (l ou kg por 100km) - Consumo total de combustível definido de acordo com normas Europeias [New European Driving Cycle (NEDC ECE 15 EUDC)], em litros no caso do gasóleo e gasolina e quilogramas no caso do gás natural.
  • Filtro de Partículas - Todos os modelos apresentados nos rankings com motores movidos a gasóleo são dotados de filtro de partículas de série (DFP).
  • CO2 (g/km) - Quantidade de CO2 emitida por cada quilómetro percorrido.
  • Ruído [dB(A)] - Magnitude do ruído durante a condução.
  • Lotação do veículo - É também indicado o número máximo de lugares de cada veículo.
  • Cilindrada do veículo - Cilindrada do veículo em cm3.
  • Potência do veículo - Potência do veículo em cavalos (cv).


07/2018 Quercus

Produtos em destaque