--------------------------- ATUALIZAÇÃO DA CATEGORIA EM CURSO ---------------------------
Metodologia
Considerando
o desempenho ambiental dos diversos motores de combustão existentes em
Portugal, o projecto Topten apresenta os modelos de automóveis, em seis categorias diferentes, que inclui híbridos, uma categoria apenas de híbridos plug-in e uma outra categoria dedicada aos automóveis
eléctricos à venda no mercado nacional.
A
classificação é baseada no sistema de cálculo do Índice de poluição
desenvolvido pelo Instituto da energia e do ambiente (Institut für
Energie - und Umweltforschung - IFEU), em colaboração com o Departamento
de ambiente alemão (Bundesumweltamtnas) e usado pela Associação suíça
de transporte e ambiente (ATE),
juntamente com as congéneres da Alemanha (VCD) e Áustria (VCÖ). Este
sistema tem em consideração os impactes da emissão de gases de efeito de
estufa, de outros poluentes atmosféricos e das emissões sonoras de cada
tipo de veículo, atribuindo um valor ponderado (Eco-ponto) que reflete o
seu desempenho ambiental.
Foram
também consultados os sites dos diversos produtores de automóveis
comercializados em Portugal e alguns sites especializados.
Ranking
A
ordem dos modelos é estabelecida de acordo com a Eco-Avaliação
calculada. Um valor de Eco-Avaliação mais elevado representa um melhor
desempenho ambiental. No entanto esta ordem de apresentação pode ser
alterada, conforme o parâmetro que se quer dar relevância.
Além
dos critérios de selecção para o cálculo da posição no ranking Topten
(Eco-Avaliação), são apresentadas outras características dos veículos.
Preço do combustível (Euros por 100.000km)
Preço
do combustível consumido para realizar 100.000km, considerando a média do preço semestral dos combustíveis. Os valores utilizados foram consultados na página da DGEG.
Eco-Avaliação
O
sistema utilizado na eco-avaliação dos automóveis de passageiros foi
desenvolvido pelo Instituto da Energia e Ambiente (IFEU), em Heidelberg
(Alemanha), e actualizado em 2009.
Esta
é uma análise multi-critérios que permite comparar automóveis de acordo
com o impacto que estes têm para o ambiente e saúde, com base em
conhecimentos científicos actualizados. Foram definidos quatro tipos de
impactes ambientais que contribuem para a determinação ponderada da
eco-avaliação de cada modelo:
a) 60% Impacte das emissões de CO2 (efeito de estufa);
b) 20% Impacte das emissões sonoras;
c) 15% Impacte dos poluentes atmosféricos na saúde humana;
d) 5% Impacte sobre a natureza
a) Impacte das emissões de CO2
As emissões de CO2 lançadas por um veículo são contabilizadas de acordo com uma função linear. Para emissões de 60 gCO2/km são atribuídos 10 pontos, enquanto que emissões de 180 gCO2/km são pontuadas com 0.
b) Impacte das emissões sonoras
Analogamente
à alínea anterior, a pontuação varia linearmente entre 10 pontos quando
o ruído emitido é de 65 dB(A) e 0 quando as emissões são iguais ou
superiores a 75 dB(A).
c) Impacte dos poluentes atmosféricos na saúde humana
d) Impacte sobre a natureza
Estes dois impactes são classificados de acordo com a tabela abaixo indicada.
Classe de emissões
|
PONTOS
|
c) Impacte dos poluentes atmosféricos
|
d) Impacte da poluição na natureza
|
Euro 6d gasolina/gás natural | 9,35 | 7,6 |
Euro 6d-TEMP gasolina / gás natural
|
9,35
|
7,6
|
Euro 6d gasóleo
|
7,6
|
5,2
|
Euro 6d-TEMP gasóleo
|
6,64
|
3,28
|
Avaliação final
A
pontuação final (Eco-pontos) é determinada segundo a seguinte fórmula
que pondera, de forma diferente, cada um dos impactes considerados:
Eco-pontos = pontos (a) * 0,6 + pontos (b) * 0,2 + pontos (c) * 0,15 + pontos (d) * 0,05
Eco-Estrelas
As
eco-estrelas permitem de forma mais rápida e perceptível perceber qual o
desempenho ambiental de determinado automóvel. Na eco-avaliação é
atribuído um máximo de 5 estrelas aos automóveis que atinjam pelos menos 68 pontos. Apenas os modelos que atingem, pelo menos, 45 pontos são apresentados nas listagem. Esta classificação é feita do seguinte modo:
·68 pontos ou mais – ★★★★★
·Entre 55 e 67,9 pontos – ★★★★
·Entre 45 e 54,9 pontos – ★★★
Na tabela Topten.pt dos automóveis, são apresentados os parâmetros
considerados para a eco-avaliação, bem como outras especificações
principais destes modelos, que podem ajudar o consumidor na sua escolha:
-
Combustível - Nesta avaliação foram analisados os veículos movidos a gasolina, a gasóleo e combinados com gás natural.
-
Consumo de Combustível (l ou kg por 100km) - Consumo
total de combustível definido de acordo com normas Europeias [Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure (WLTP)], em litros no caso do gasóleo
e gasolina e em quilogramas no caso do gás natural.
-
Filtro de Partículas - Todos os modelos apresentados nos rankings com motores movidos a gasóleo são dotados de filtro de partículas de série (DFP).
-
CO2 (g/km) - Quantidade de CO2 emitida por cada quilómetro percorrido.
-
Ruído [dB(A)] - Magnitude do ruído durante a condução.
-
Lotação do veículo - É também indicado o número máximo de lugares de cada veículo.
-
Cilindrada do veículo - Cilindrada do veículo em cm3.
-
Potência do veículo - Potência do veículo em cavalos (cv) e (kw).
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05/2020 Quercus