Metodologia
Na lista apresentada são enumerados os modelos de aparelhos de ar condicionado, energeticamente mais eficientes, disponíveis no mercado português e que respeitam os seguintes critérios de seleção:
- Classe de eficiência energética - como indicado na tabela seguinte
Potência de Arrefecimento | Classe de eficiência energética (arrefecimento/aquecimento) [1] |
monosplit com capacidade de arrefecimento ≤ 4 kW | A+++/A+++ |
monosplit com capacidade de arrefecimento > 4 kW | A++/A++ (mínimo) |
multisplit | A++/A++ (mínimo) |
- Gás refrigerante - gases com valores de GWP (potencial de aquecimento global) inferior a 700.
Desde 1 de Janeiro de 2013 os modelos de aparelhos de ar condicionado colocados no mercado são obrigados a apresentarem a nova etiqueta energética, como aplicação do Regulamento Delegado (UE) nº 626/2011. No entanto os modelos anteriormente colocados no mercado, e que portanto apresentam ainda a antiga etiqueta energética, podem ser vendidos sem data limite.
Fontes de informação
Os dados técnicos dos electrodomésticos presentes nas categorias foram cedidos pelas marcas e recolhidos nos seus sites (informação em concordância com o sistema europeu de rotulagem energética).
Ordem de apresentação
Os modelos estão ordenados em função dos custos de electricidade. Porém, a ordem de apresentação pode ser alterada para privilegiar vários parâmetros.
Marca e Modelo
As marcas e os modelos são ordenados hierarquicamente na tabela.
Tipo
Neste parâmetro é indicado o local de colocação do aparelho: chão ou mural (parede).
Carga de projecto para arrefecimento e para aquecimento
Potência máxima de arrefecimento e de aquecimento, em kW.
SEER
Indica a eficiência energética do sistema de arrefecimento.
SCOP
Indica a eficiência energética do sistema de aquecimento. Para o mesmo aparelho podem existir três valores diferentes consoante a estação de aquecimento considerada (média, mais fria e mais quente), definidas em função das temperaturas sentidas e duração das mesmas, nas várias zonas da Europa.
Classe de eficiência energética
A etiqueta energética foi desenvolvida pela União Europeia e define actualmente, para os aparelhos de ar condicionado (excepto os de conduta simples ou dupla), as classes energéticas desde A+++ (muito eficiente) até D (muito ineficiente).
Consumo anual de energia eléctrica arrefecimento/aquecimento
Energia consumida, em kWh por ano, para o modo de arrefecimento e de aquecimento.
Custo de energia eléctrica arrefecimento/aquecimento (euros em 10 anos)
Custo de electricidade considerando os consumos do parâmetro anterior, para o modo de arrefecimento e de aquecimento, e um tempo média de vida útil do aparelho de 10 anos. Para o cálculo foi estimada a evolução da tarifa eléctrica nos próximos 10 anos, tendo como base o seu comportamento nos últimos 18 anos.
Refrigerante/PAG
Nome do refrigerante usado no modelo.
Nível de potência sonora da unidade interior e exterior
Nível de ruído, em decibéis, da unidade interior e exterior.
Dimensões da unidade interior e exterior
Dimensões das unidades interior e exterior do aparelho em milímetros de altura (A), largura (L) e profundidade (P).
Informação adicional
Comissão Europeia: Regulamento Delegado (UE) nº 626/2011 de 4 de Maio de 2011, que complementa a Directiva 2010/30/UE do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito à rotulagem energética dos aparelhos de ar condicionado.
Comissão Europeia: Regulamento (UE) nº 206/2012 de 6 de Março de 2012, que dá execução à Directiva 2009/125/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita aos requisitos de concepção ecológica para aparelhos de ar condicionado e ventiladores.
Comissão Europeia: Directiva 2010/30/EU de 19 de Maio de 2010 relativa à indicação do consumo de energia e de outros recursos por parte dos produtos relacionados com a energia, por meio de rotulagem e outras indicações uniformes relativas aos produtos.
O Topten.pt convida os produtores e retalhistas a divulgar novos produtos que possam estar de acordo com os critérios de selecção Topten, ou a fazer alguma sugestão através do e-mail [email protected].
[1] Existem três estações de aquecimento e a que corresponde a Portugal é a estação “mais quente”. No entanto os fabricantes são apenas obrigados a declarar, na ficha de produto, a classe de eficiência energética, a carga de projecto, o coeficiente de desempenho sazonal e o consumo energético para a estação média.
07/2022 Quercus