Apoios financeiros

Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis - Fase II

A 2ª Fase do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis do Fundo Ambiental decorre entre 22 de Junho e 30 de Novembro de 2021 ou até esgotar o orçamento previsto, e tem uma dotação global de 30.000.000€ (trinta milhões de euros). Este programa é uma iniciativa que se insere no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e foi pelo Despacho nº 6070-A/2021 - Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis - Fase II e Declaração de Retificação ao Despacho.

Através da promoção da reabilitação dos edifícios, esta iniciativa pretende alcançar benefícios económicos e ambientais como a diminuição dos encargos das famílias com as faturas energéticas, combatendo a pobreza energética, a melhoria do conforto e qualidade do ar interior nas suas habitações, o decréscimo das emissões de gases com efeito estufa e a redução da dependência energética do país.

No âmbito deste Programa está o previsto o financiamento de várias tipologias de intervenção, entre as quais se incluem algumas categorias desenvolvidas no projeto HACKS, disponibilizadas na plataforma Topten.pt - indicadas na tabela seguinte.

Bombas de calor para aquecimento águas sanitárias

Bombas de calor para aquecimento ambiente

TLlAa0CqVgxL4rI4Mc88rP6mOR2wQpIC.png

Aparelhos de ar condicionado

Salamandras a pellets

Caldeiras a pellets

MP9Op007_scJZ1ssW7NAMFqiSxfVHqEa.jpg

Torneiras de cozinha, wc, duches e redutores de caudal


As medidas podem ser comparticipadas a 85% até um limite de 2500€, em função da tipologia de intervenção, como indicado na figura seguinte.

Adaptado da tabela original que inclui outras tipologias de intervenção e limites de financiamento


Para aceder ao regulamento e a informações mais detalhadas consulte a página do programa.


07/2021 Quercus