Estudo EEB/CoolProducts avalia a perceção dos europeus em relação ao aquecimento por bombas de calor

  • Por Laura Carvalho
  • Publicado 2 anos atrás

O estudo realizado pelo EEB/Coolproducts abrangeu famílias de 22 países europeus, entre os quais Portugal, e incluiu 670 inquéritos e 40 entrevistas. No geral, 81% das famílias declarou ter aumentado o conforto na sua habitação e apenas 1% afirmou ter reduzido. 64% revelou ter sido gastar menos em aquecimento com a mudança.

Especificamente em Portugal, onde a maioria das famílias inquiridas utilizavam sistemas de aquecimento a gás, 75% afirmou estar satisfeita com a mudança de tecnologia e a maioria revelou ter reduzido os custos energéticos

As principais conclusões do estudo são as seguintes:

1. As bombas de calor podem proporcionar igual ou maior conforto do que as caldeiras a gás/gasóleo, exceto nalguns casos residuais, devido provavelmente a situações de mau isolamento ou incorreto dimensionamento dos sistemas de aquecimento.

2. Na maioria das regiões, inclusive nas frias, a mudança para uma bomba de calor pode reduzir ou manter os custos anuais. Tal acontece quando as famílias mudam do aquecimento elétrico, a gasóleo e, em muitos casos, do aquecimento a gás (os inquéritos foram feitos antes atual pico de preços do gás). Mesmo entre os agregados familiares que relataram um aumento dos custos, os índices de satisfação permaneceram elevados devido à melhoria das condições de conforto.

3. As entrevistas demostraram que a combinação das bombas de calor com a energia solar térmica e fotovoltaica resulta em custos mais baixos e muitas famílias mostram um elevado nível de satisfação com essa combinação.

Leia o estudo completo aqui.

Produtos em destaque