
- Por Laura Carvalho
- Publicado 5 anos atrás
O objectivo de novo projeto é promover a substituição, nas habitações, de equipamentos de aquecimento ambiente e de água, que tenham ultrapassado o seu tempo de vida ou estejam obsoletos e a divulgação de soluções alternativas, a baixo custo, que diminuam o consumo energético de sistemas mais complexos, reduzam a necessidade de consumir tanta energia, optimizando o seu consumo. O público-alvo principal são os consumidores e as suas habitações e, como tal, os actores de mercado que influenciam a sua escolha de produto serão identificados e envolvidos, tal como instaladores, retalhistas, organizações de consumidores, entre outros.
Este projecto, com 17 parceiros de 15 países, complementará o projecto europeu Topten (financiado pelo IEE e H2020), que em Portugal tem mais de 10 anos de existência, e que constitui uma ferramenta de pesquisa online para orientar o consumidor na escolha de equipamentos consumidores de energia (electrodomésticos, aparelhos de ar condicionado, equipamentos de escritório, lâmpadas, etc).
As primeiras listagens a estar disponíveis são os aparelhos de ar condicionado.![]() | O projeto recebeu financiamento do programa da União Europeia Horizonte 2020: pesquisa e inovação ao abrigo do contrato de subvenção nº 845231. O conteúdo deste portal é da inteira responsabilidade dos seus autores. Não reflete necessariamente a opinião UE. Nem a EASME, nem a Comissão Europeia, nem os parceiros deste projeto são responsáveis pelo uso que possa ser dado à informação aqui apresentada. |