A máquina de lavar roupa é hoje em dia um dos eletrodomésticos mais utilizados nas casas portuguesas, sendo por isso importante fazer uma escolha sensata na altura de compra deste aparelho. Por este motivo, no momento da compra, opte por equipamentos energeticamente mais eficientes (classes A ou B), que desde 1 de Março de 2021, têm uma nova etiqueta.
Compra e instalação
- Antes de adquirir o aparelho é importante considerar o número de pessoas do seu agregado familiar, a existência de crianças, atividades lúdicas ou profissionais (que exigem lavagens mais constantes e com programas específicos), a frequência das lavagens (diária ou semanal), entre outros.
- As maiores capacidades de carga de algumas máquinas implicam, por vezes, gastos mais elevados de água e de energia, aumentando também a probabilidade de ter que proceder a ciclos de lavagem com a máquina ainda longe de ter a carga completa, o que constitui um desperdício de água e eletricidade.
Nº de pessoas | Capacidade de carga |
1 a 2 | 7 - 8 kg |
3 a 4 | 8 - 9 kg |
5 ou mais | > 9 kg |
- As máquinas de lavar roupa que permitem escolher o número de rotações por minuto (rpm) possibilitam adequar esta função à estação do ano. De Inverno, aumente o rpm para que a roupa fique com menos humidade, facilitando a sua secagem ao ar livre, e no Verão pode diminuir esse valor.
- Os aparelhos mais eficientes apresentam, geralmente, características técnicas mais avançadas ou programas específicos que garantem um bom funcionamento ao mesmo tempo que reduzem significativamente o consumo energético e o impacte ambiental da sua utilização.
- O recurso a máquinas com ligação a painéis solares térmicos, que fornecerão água quente de forma direta, permitem reduzir o consumo energético.
- Se vai colocar a máquina na lavandaria/cozinha perto da sala ou quartos, ou se tem por hábito aproveitar as horas noturnas para a utilizar, prefira um modelo com um nível de ruído baixo.
- Utilize a etiqueta energética para selecionar a máquina de lavar roupa mais eficiente.
Utilização
- Recorra a detergentes de lavagem de boa qualidade, mesmo a baixas temperaturas, e doseie-os de acordo com as indicações fornecidas na embalagem. Demasiado detergente pode danificar as roupas para além de ter impactos negativos no ambiente. Caso opte por um detergente em pó, dissolva-o em água antes de o colocar na máquina e assim obterá melhores resultados a todas as temperaturas, mesmo a água fria.
- Antes de lavar a roupa separe-a em função das suas características (leia atentamente as etiquetas) e sujidade. Escolha o programa de lavagem adequado à roupa em questão e evite a utilização de programas a temperaturas de 60 a 90ºC.
- O aquecimento da água é responsável por grande parte do consumo elétrico de uma lavagem. É recomendável recorrer a programas de baixas temperaturas pois desta forma diminui a fatura da eletricidade, sem prejuízo da lavagem da roupa, dada a eficácia dos atuais detergentes. Para o mesmo programa, a diferença entre lavar a 30ºC e lavar a 40ºC implica um aumento de 10 a 30% no consumo de energia. A diferença entre lavar a 30ºC e lavar a 60ºC implica um aumento no consumo de energia de 200 a 400% (Fonte: www.ecosave.org.pt).
- Algumas máquinas têm a possibilidade de se ligar a uma fonte de água quente, como a água aquecida pelos painéis solares. Porém, antes de o fazer leia com atenção as indicações do fabricante no que diz respeito às temperaturas máximas da água de entrada e a questões de segurança.
- Em cada ciclo de lavagem utilize, sempre que possível, a capacidade máxima de carga da máquina. A carga máxima foi atingida quando colocando a mão e parte do antebraço dentro da cuba a roupa não fica comprimida. O excesso de carga estraga a cuba e não permite uma boa lavagem da roupa.
- Se a sua máquina tem a função de pesar a roupa que lava, função já bastante comum, usará e aquecerá somente a água necessária para essa quantidade, reduzindo o desperdício de energia. Caso não exista esta função e necessite de fazer uma meia carga, escolha o programa/função adequado para o efeito e reduza a quantidade de detergente.
- Se tiver tarifa bi-horária, tente utilizar a máquina de lavar nas horas de vazio. Algumas máquinas têm funcionamento programável ou então pode recorrer a um temporizador.
Limpeza e manutenção
- Utilize produtos descalcificantes e procure limpar regulamente os filtros da máquina de lavar (o de enchimento e o de vazamento da água). O calcário acumulado na resistência da máquina aumenta os consumos de energia dificultando a obtenção da temperatura de lavagem desejada.
- Sempre que se ausentar durante um longo período de casa (ex: férias) é aconselhável deixar a tampa da cuba aberta para evitar a formação de odores desagradáveis e desligar as ligações elétricas e hidráulicas.
- Leia o manual de instruções do seu aparelho, nele encontrará informações que o ajudarão a optimizar a sua utilização.
04/2022 Quercus