A máquina de lavar louça é um dos eletrodomésticos mais utilizados nas casas portuguesas, sendo por isso importante fazer uma escolha sensata na altura de compra deste aparelho e utilizá-lo da forma mais correta. Por este motivo, no momento da compra, opte por equipamentos energeticamente mais eficientes (classes A e B), que desde 1 de Março de 2021, têm uma nova etiqueta.
Compra e instalação
- No momento da compra, opte por equipamentos energeticamente mais eficientes, pois mesmo que o seu custo inicial seja mais elevado, o investimento é recuperado durante a sua utilização.
- É conveniente antes de adquirir o aparelho considerar o número de pessoas do seu agregado familiar, a frequência das lavagens (diária ou semanal), o local onde a vai colocar e consequente a tipologia de instalação que mais lhe convém (livre instalação, encastre parcial ou total), entre outros.
- Normalmente as máquinas de 60cm de largura têm uma capacidade para 12 ou mais talheres enquanto os modelos de 45cm de largura têm uma capacidade para 8-10 talheres.
Nº de pessoas | Capacidade de talheres |
1 | < 13 |
2 a 3 | 13 |
4 ou mais | > 13 |
- As maiores capacidades de carga de algumas máquinas implicam, por vezes, gastos mais elevados de água e de energia, aumentando também a probabilidade de ter que proceder a ciclos de lavagem com a máquina ainda longe de estar completa, o que constitui um desperdício de água e eletricidade.
- Os aparelhos mais eficientes apresentam, geralmente, características técnicas mais avançadas ou programas específicos que garantem um bom funcionamento ao mesmo tempo que reduzem significativamente o consumo energético e o impacte ambiental da sua utilização.
- O recurso a máquinas com ligação a painéis solares térmicos, que fornecerão água quente de forma direta, permitem reduzir o consumo energético.
- Se vai colocar a máquina na cozinha perto da sala ou quartos, ou se tem por hábito aproveitar as horas noturnas para a utilizar, prefira um modelo com um nível de ruído baixo.
Utilização
- Em cada ciclo de lavagem utilize, sempre que possível, a carga completa e disponha a louça nos respetivos cestos e compartimentos de forma a tornar a lavagem mais eficiente.
- Não é necessário enxaguar toda a louça antes de a colocar na máquina. Com a ajuda dos talheres ou dos guardanapos de papel pode remover os restos de comida que ficam agarrados. Desta forma pode utilizar programas económicos e de baixas temperaturas, que permitem poupar energia e água.
- Antes de iniciar a lavagem certifique-se que o movimento dos braços de aspersão não está bloqueado por nenhuma peça, que o filtro da máquina se encontra limpo e que a luz indicadora de falta de sal não se acende. O sal torna a água menos dura, com menos calcário, tornando mais eficaz o detergente.
- Não colocar na máquina cristais ou peças decoradas à mão, a não ser que especificamente indicado que podem ser lavadas na máquina. Também os talheres com cabo de madeira ou osso e plásticos pouco resistentes a temperaturas altas não devem ser colocados na máquina.
- Adapte o programa da máquina à sujidade da louça. Para lavar a louça de uma refeição normal não é necessário um programa mais agressivo ou com temperaturas de lavagem muito elevadas. Escolha programas com ciclo de lavagem mais curto e com temperaturas mais baixas.
- Caso a máquina permita selecionar o tempo de secagem, este deve ser reduzido ao mínimo. Outra opção é desligar a máquina após o enxaguamento final e abrir a porta. A louça secará sem precisar de gastar energia. Desta forma conseguirá poupar entre 33 a 50% da energia de um ciclo completo de lavagem (Fonte: www.ecosave.org.pt).
Limpeza e manutenção
- Se tiver tarifa bi-horária, tente utilizar a máquina de lavar nas horas de vazio. Algumas máquinas têm funcionamento programável ou então pode recorrer a um temporizador.
- Limpe regulamente o filtro da máquina, retirando as impurezas, e os braços aspersores, pois o calcário acumulado pode bloquear a saída de água.
- Sempre que se ausentar durante um longo período de casa (ex: férias) é aconselhável deixar a porta entreaberta para evitar a formação de odores desagradáveis e desligar as ligações elétricas e hidráulicas.
- Leia o manual de instruções do seu aparelho, nele encontrará informações que o ajudarão a optimizar a sua utilização.
04/2022 Quercus